sexta-feira, 24 de junho de 2011

São João

Boa noite!
Linda noite de São joão!!! Fogueiras, comidinhas maravilhosas...onde?
Aqui não tem nada, um marasmo sem fim. A única coisa que vi foi uma fogueirinha na casa da minha vizinha, que já é uma senhora e deve saber de cor e salteado os motivos da comemoração dessa data.
Você sabe? Eu te confesso que não sabia, fiquei sabendo agora depois de pesquisar na net (santa internet).
Bom...mas de simpatias pra São João eu entendo, aliás, minha mãe entende!rsrs
Lembro de quando eramos crianças e toda noite de São João, iamos de madrugada (para ser exato meia-noite)para a estrada que leva ao cemitério para apanhar a tal "flor de são joão", segundo reza a lenda era só guardar um raminho da flor na carteira para nunca faltar dinheiro. Realmente, dinheiro nunca faltou, e pra compensar a gente se divertia muitooooo!!!!
E a danada da florzinha ainda é bonitinha.
Bom, e agora um pouquinho de cultura:
São João


Um dos santos mais populares. Considerado santo protetor das mulheres grávidas.
Segundo a Bíblia, João era primo em segundo grau de Jesus, pois Isabel era prima de Maria.
João batista batizou Jesus nas águas do rio Jordão, rio que hoje faz a fronteira entre Israel e a Jordânia e entre esta e a Cisjordânia.
Segundo a lenda( não baseada na bíblia): Isabel, mãe de São João era prima da Virgem Maria. São João não havia nascido ainda, mas era esperado. Isabel prometeu à Virgem avisá-la logo que criança nascesse. As duas casas não eram muito distantes, de modo que de uma se avistava a outra, com um pouco de esforço.
Numa noite bonita, de céu estrelado, São João nasceu. Para avisar a Virgem, Isabel mandou erguer, na porta de sua casa, um mastro e acendeu uma fogueira que o iluminava. Era o aviso combinado.
A Virgem Maria correu logo a visitar a prima. Levou-lhe de presente uma capelinha, um feixe de folhas secas e folhas perfumadas para a caminha do recém –nascido”.
João Batista é descrito na Bíblia como pessoa solitária, um profeta de grande popularidade.
Fez severas críticas à família real da época, a do rei Herodes Antipas, da Galiléia, pois o rei era amante da sua cunhada, Herodíades. Segundo o evangelho de São Marcos (cap. 6, vers. 17-28) Salomé, filha de Herodíades, dançou tão bonito diante de Herodes que este lhe prometeu o presente que quisesse. A mãe de Salomé aproveitou a oportunidade para se vingar: anunciou que o presente seria a cabeça de João Batista, que se encontrava preso. O “presente” foi trazido em uma bandeja de prata.
A imagem de São João Batista é geralmente apresentada como um menino com um carneiro no colo, já que segundo a Bíblia, ele anunciou a chegada cordeiro de Deus.
Diz a lenda que São João adora festa, mas que é preciso muitos fogos e uma fogueira bem bonita para ele ficar feliz.
(retirado da net)
Beijão procês!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário